quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Comidaiada do D.O.M.

Todos me perguntam:
- Mauricião, qual o tipo de comida é servida no D.O.M. ? O que você cozinha lá ? É muito caro comer no quarto melhor restaurante do mundo ?
Bom, vamos por partes...Alex Atala é um cozinheiro brasileiro, e mais que isso, é um entusiasta dos ingredientes do Brasil. E concordemos, com um país desse tamanho, os produtos são muitos. Alex percebeu essa diversidade como nenhum outro chef tinha percebido antes e criou um estilo próprio, mesclando as bases clássicas de cozinhas tradicionais, principalmente a francesa, com a introdução dos ingredientes regionais de cada parte do nosso país. Nasceu aí o estilo Atala de gastronomia, um estilo inovador e pessoal que conquistou o mundo e ainda tem alguns degraus ( três precisamente ) para se consagrar definitivamente

Como tinha postado anteriormente, trabalho na mega cozinha de produção do restaurante, ou seja, pré-paramos a comidaiada para os chefs do D.O.M. finalizarem e darem aquele toque de mestre que a alta gastronomia pede. Vou dar um exemplo, olhem a foto abaixo:

Pupunha fresca com Vieiras e molho de Coral.

Ok, lindo prato não é ? E delicioso também, pode ter certeza. Esta perdição começa a ser feita assim que chegam as vieiras frescas ( muitas vezes dentro da concha ) na cozinha de produção. As vieiras são escolhidas, separadas dos corais e porcionadas em sacos de vácuo etiquetados respeitando todas as normas de higiene e conservação necessárias. A mesma coisa acontece com o palmito de pupunha, que chega fresquíssimo dentro do bambu que é cuidadosamente aberto e fatiado para ser servido como visto aí na foto.

Outra coisa legal de se falar é sobre o preparo das carnes do D.O.M. na cozinha de produção. São preparações que duram horas, muitas vezes dias e que resultam em texturas e sabores que nunca pensei em conhecer na minha vida !




Costelinha suína com espuma de malbec e mandioca brás.


Esta costelinha de porco dá um putza trabalho ! Fica marinando em ervas frescas por 24 horas, depois de limpas delicadamente uma a uma são seladas só do lado da carne e levadas para cozimento numa preparação super elaborada de legumes e molho por mais 5 horas. E ainda, depois de cozidas, manipuladas artesanalmente por nós para que fiquem lindas, depois são embaladas para serem enviadas pra cozinha do D.O.M. Ufa ! Dá trabalho né ? Pois é, e agora respondo pra vocês... é caro comer no D.O.M. ? É caro, mas vale cada centavo... e vale todo trabalho, amor e dedicação que doamos nesses pratos para nossos clientes.

Abaixo, uma sequência de pratos do restaurante pra vocês conhecerem:



Brandade de bacalhau e molho de tutano.

Camarão com cajuína

Confit de pato com purê de cará.

Fetuccine de pupunha com camarão.

Filet mignon de Javali ao Rori e Shitake com canjiquinha.

Priprioca- Ravióli de Limão e Banana ouro.

Pirâmide de Chocolate ao creme de Tamarindo.


Agradecimento especial para o Chef Ricardo Flauto que cedeu carinhosamente estas fotos para o blog.



E não percam no próximo post, um vídeo com o próprio chef Alex Atala ensinando a preparar o famoso e delicioso Aligot do D.O.M.











Nenhum comentário:

Postar um comentário