quinta-feira, 14 de junho de 2012

Eu e a Galinhada !

A multidão faminta cercando a frágil barraca no Minhocão.

No sábado 05 de Maio, data marcada para a Virada Cultural, não era para eu estar lá  na cozinha de produção na hora do jantar. Explico. Aos sábados, a maioria dos estagiários do D.O.M. trabalham no período da manhã na super faxina semanal. Mas naquele sábado fui escalado para auxiliar o chef Kauã nos preparos para o jantar. Quando cheguei, por volta das 15 horas daquele dia, vi uma movimentação diferente na cozinha de produção. Era a chef Maria ( ver post anterior ) com mais alguns estagiários preparando a comidaiada da Galinhada do chef Alex. Confesso que aquilo tudo me excitou muito... e a vontade de participar daquela correria toda foi aumentando, era só esperar o momento certo de pedir para entrar naquela jornada. Fui fazendo o que tinha de fazer, jantar dos funcionários... ingredientes para o D.O.M., enfim  meus afazeres foram acabando e chegava minha hora de ir pra casa. Será ? Será mesmo que ia perder a oportunidade de estar em um dos eventos gastronômicos mais importantes e divulgados do ano ? Claro que não ! Peguei minha mochila, me despedi do chef Kauã e fui caminhando em direção ao Dalva e Dito ( o outro restaurante do chef Alex quase em frente ao D.O.M. ) torcendo para que a van que iria levar a equipe não tivesse partido ainda. E não tinha. E melhor ainda, a chef Maria conversava os últimos detalhes com o chef Alex enquanto a equipe carregava a van. Fui chegando de mansinho, ajudando a levar as coisas pro carro...até que tomei coragem, fui em direção a chef Maria e foi mais ou menos assim:
- Com licença chefs... Maria, gostaria de saber se posso ir ajudar na Galinhada...
Nem deu tempo dela responder, o chef Alex se dirigiu a mim e disse com sua simpatia habitual:
- Pode ir sim ! Tem lugar na van ! Boa Galinhada !
Uuuuuuhuuuuu ! Falei um muito obrigado engasgado e tímido, mas por dentro vibrava muito comemorando minha cara de pau ! E assim entrei na trupe da Galinhada e seguimos para a Virada. No caminho, dentro da van, não acreditava que estava ali... com chefs do D.O.M. e do Dalva e Dito falando sobre gastronomia e de como todos estavam nervosos e ansiosos pro serviço ( mal sabiamos o que nos esperava )... foi um daqueles momentos surreais que acontecem na vida da gente e que nunca vou esquecer. Pois bem, nos aproximando do local onde iríamos servir fomos vendo pessoas, muitas pessoas, mas muuuuuuuuita pessoas que já esperavam numa kilométrica fila nossa chegada. Chegamos no Minhocão por volta das 22 horas ( o horário marcado para começarmos a servir era 00:00 horas ) e para nossa surpresa a barraca ainda não estava montada. Descarregamos tudo e começamos a montar as caixinhas ( estilo China in box ) onde seriam servidas as Galinhadas. A barraca começou a ser montada e a multidão só aumentava. Já eram por volta das 23:00 horas quando a barraca estava pronta e aprontamos tudo para começar o serviço. Mas ainda faltava algo fundamental para o início... a energia elétrica ! E os funcionários contratados pela prefeitura ( mais perdidos que cego em tiroteio ) não conseguiam providenciar um só ponto de energia para começarmos a esquentar a tão esperada Galinhada. Imprensa em peso, pessoas em peso e a meia-noite chega ! E, claro, a energia não ! Começam os primeiros gritos de protesto, o empurra-empurra e a tensão se instala de vez em nossa equipe. O que fazer ? Chef Maria não titubeou: - Vamos servir gente ! E assim começamos, deve ter sido uma... uma hora e meia...não sei... a adrenalina não me deixou perceber o tempo passar...só me dei conta quando a comida acabou e um dos organizadores do evento mostrou as panelas vazias pro público que nos aplaudiu e então, pude voltar a respirar. Nos abraçamos ao som do grupo gritando: 
- Estamos vivos ! Estamos vivos ! É, foi bem legal.


Olha eu ali metendo a mão na panela da Galinhada !


2 comentários:

  1. Obrigado pelas visitas ! Amanhã tem mais !

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Maurício! Ouvi tantas notícias sobre esse evento na televisão! Ler a visão do lado de "lá" é muito interessante! Adorei! :)

    ResponderExcluir